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Folder 2 Dobras

Folder 2 Dobras

Com uma boa recepção pelo público, os folders tomaram um amplo espaço como ferramentas úteis de marketing, servindo para campanhas publicitárias de produtos, eventos e serviços em geral.

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Impressão de Folder

Sempre comparados aos folhetos e flyers, os folders são mais uma ferramenta útil de comunicação, publicidade e propaganda, sendo elementos efetivos em campanhas físicas de distribuição de conteúdo. 

Com uma boa recepção pelo público, os folders tomaram um amplo espaço como ferramentas úteis de marketing, servindo como estrutura de diversas campanhas publicitárias de serviços, produtos, eventos e organizações em geral. 

Muito mais completos e dinâmicos na propagação da informação, os folders são elementos gráficos essenciais em campanhas publicitárias de todas as dimensões, principalmente para aprofundar ações corporativas.

O que são folders?

Os folders têm um formato parecido com o de folhetos convencionais, mas ao contrário destes elementos mais simples, apresenta um detalhamento maior, geralmente feito em mais de uma página. 

Com frente e verso repletos de conteúdo, o folder é um elemento dobrável que propõe um maior volume de informações e dados, e uma dinâmica mais enriquecida da propaganda informativa convencional. 

Geralmente o folder é elaborado com uso de folhas A6 ou A4 e acabamentos diversificados. Apresenta-se do convencional modelo retangular com três dobras a diferentes formatos, se tornando um verdadeiro livrinho de propaganda, que pode ser bastante criativo, inovador e atrativo. 

Reunindo elementos visuais especiais – como a edição de imagens mais avançada, o uso de cores mais amenas para facilitar a leitura e uma diagramação mais profissional – o desenvolvimento de folders é um complemento de destaque para uma campanha publicitária focada em um público mais corporativo.

No folder é possível divulgar a empresa em si, ou seus serviços e produtos, com benefícios, exemplificando funcionalidades, reunindo dados sobre seu desenvolvimento, modo de uso, dados técnicos e comerciais, se tornando um elemento muito mais intenso e robusto que as peças convencionais, para campanhas de maior qualidade e profundidade junto ao público de interesse.

Campanhas de marketing com folders

A campanha apoiada em elementos como folders tende a ser muito mais informativa e completa que as campanhas que contam apenas com instrumentos resumidos, como flyers e folhetos. 

Por meio dos folders, é possível elaborar uma edição mais completa e funcional de um determinado assunto, apresentando produtos, serviços ou a própria marca de maneira mais aprofundada e instrutiva. 

Assim, o folder é ideal para campanhas institucionais, onde se precisam levar informações mais completas e ilustradas a fim de garantir a efetividade do conteúdo nas mãos do consumidor ou parceiro. 

A melhor forma de trabalhar a distribuição de folders é considerar a entrega pessoal, de mão a mão, contando com equipe especializada, ou auxiliares treinados para apresentar a marca, produtos ou serviços, da forma mais adequada ao público receptor do conteúdo.

Eles também obtêm destaque quando lançados em eventos, feiras, reuniões ou compromissos corporativos, que envolvam os organizadores da campanha, transmitindo informações mais focadas em determinado público, inclusive como complemento a apresentação oral da marca.

A estratégia de marketing para o uso de folders deve ser vir com um objetivo maior que simplesmente sua distribuição para divulgar determinado tema, pois o folder é mais caro e mais completo, merecendo destaque em suas ações publicitárias.

Tipo de papel

O papel recomendado para impressão de folders é o Couchê, pois é um papel revestido com dupla camada em ambos os lados,  deixando mais resistente  e com textura lisa, atualmente existe dois tipos de Papel Couchê, o brilho e fosco(mate).

Diferença entre Papel Couchê Fosco e Brilho.

Papel Couchê Brilho, possui brilho acetinado em ambos os lados, com revestimento liso, destacando às imagens e deixando-as com cores vivas.

Papel Couchê Fosco em ambos os lados, absorve mais luz, deixando os trabalhos gráficos com cores mais puras, proporcionando alto contraste e um ar sofisticado.

Gramatura mais utilizadas em folder

- 90, 115 e 150 gramas: Utilizado em grandes tiragens de panfletagem, permite-se fazer maior tiragem com custos mais baixo.


Formatos disponíveis para Folders

panfletos tamanho

11 Dicas para elaborar um folder 

Para uma empresa se apresentar bem ao seu público, um material de qualidade é sempre requerido. O folder consegue ser simples e objetivo o suficiente para não cansar o leitor, mas também completo para fornecer os dados e informações necessárias ao público.

Os folders são muito utilizados em campanhas promocionais de produtos e serviços, bem como de apresentação institucional. Eles são, muitas vezes, a primeira impressão de seu negócio para seus potenciais clientes. Sendo assim, ele precisa ser de qualidade e com conteúdo sério e de credibilidade. 

Confira dicas fundamentais para seu folder ficar ideal, atrair atenção e gerar engajamento no seu público-alvo.

 1 – Defina a mensagem a ser transmitida
Qualquer campanha de marketing envolve, primeiramente, a decisão sobre a mensagem que se quer passar. Esta mensagem precisa ser clara, rápida e objetiva, pois o cliente leva cerca de 10 segundos para analisar o conteúdo de forma superficial e decidir se continuará lendo a peça. 

Pensando na criação de um folder, que irá apoiar uma campanha de marketing, busque identificar o núcleo da mensagem a ser transmitida e crie uma chamada atrativa e direta logo na capa, para que aumente a chance do folder ser eficiente.

Responda a algumas perguntas antes de iniciar a elaboração do folder:
- Do que se trata a campanha de marketing? Sua empresa irá apresentar produtos, serviços, ou será uma divulgação institucional. Qual mensagem você quer passar?
- Defina que é seu público-alvo. Trace perfis para cada tipo de persona. Pense em pessoas físicas e jurídicas também.
- Qual a localização do seu público? Delimite bem a área geográfica para que a campanha tenha maior retorno.
- O que você precisa destacar na sua mensagem? O que seu público precisa olhar primeiro na sua peça de divulgação? 

A definição do público-alvo é fundamental, pois irá basear o conteúdo do folder. Por exemplo:
- Nas feiras especializadas, o folder deverá ter mais informações técnicas.
- Em eventos amplos com público leigo, resuma a parte técnica e foque mais em curiosidades.
- Para eventos comerciais, resuma o conteúdo e foque em pontos estratégicos.

2 – Organize o conteúdo e aplique a Regra dos Terços
A organização de um conteúdo em um folder é fundamental para que sua mensagem seja bem compreendida. 

Pense na sequencia de leitura lógica para seu público, pois as informações no folder devem ser dispostas de uma maneira que faça sentido para quem as lê. É preciso incluir apenas informações que sejam absolutamente necessárias, nada de contar histórias longas sobre a vida da empresa, sobre seus diretores, ou se deter a detalhes extensos da criação da primeira planta industrial. Seja objetivo, sempre!

A regra dos terços mostra que nós preferimos olhar para objetos que parecem divididos em três partes. Os folders já são divididos, geralmente, em três partes verticais. Mas, é possível aplicar esta regra também na horizontal. Assim, organize o conteúdo em textos e imagens que separem algumas das páginas em três partes para melhorar o fluxo da leitura.

3 – Escolha o formato mais adequado
Outro item importante é o formato do folder: o ideal é que o conteúdo seja dividido conforme a quantidade de abas necessárias, sem exageros. Os formatos mais comuns são de 2 dobras e 6 abas e de 1 dobra e 4 abas. Nunca “quebre” o conteúdo de uma aba para outra. Seja cuidadoso neste aspecto para não descontinuar sua mensagem. 

A capa e a contracapa devem conter informações diretas e de rápida assimilação. Já a parte interna deve apresentar sua empresa, produtos ou serviços, de maneira verdadeira e clara, apresentando vantagens, benefícios e outros detalhes. Caso tenha alguma desvantagem, cite-a. Isto gera mais credibilidade a sua empresa na visão do seu potencial cliente.

Uma aparência limpa e moderna é a chave para o sucesso de um folder junto ao seu público.

4 – Texto legível e conteúdo na medida 
Geralmente, se quer inserir muitas informações em um folder para esclarecer o potencial cliente na sua totalidade. Mas, isto não é necessário. O importante é destacar a mensagem principal e chamar o cliente para entrar em contato e conhecer mais o produto, serviço ou a empresa. Isto gera uma relação de longo prazo.

Então, não adicione texto exageradamente em um folder. O faça com consciência e mantenha sempre o texto legível – nada de diminuir o tamanho da letra para se adequar ao espaço disponível. Ao invés disso, resuma o texto, foque no fundamental e deixe abertura para o cliente entrar em contato via fone, e-mail ou link para seu site, onde aí sim você poderá incluir muitas informações.

Nos folders utilize, no máximo, 3 tipos de fontes, sendo: uma maior para o título, uma mediana para o conteúdo em destaque, e outra menor para a mensagem em si. Mesmo distintas, elas precisam estar em harmonia e não podem poluir visualmente a peça impressa. 

Na contracapa, tenha uma chamada para ação, ou “call to action”, para que o cliente siga em contato com a empresa, criando vínculo de longo prazo. Não se esqueça de deixar os contatos da empresa, obviamente, ao final do folder.

Um exemplo para um folder de 6 abas:

# Capa: título, frase de chamada e a logomarca ou imagem atrativa que remeta a mensagem
# Apresentação da empresa, produto ou serviço: toda a informação institucional.
# Produtos e serviços: 2 abas com todas as informações da mensagem que está sendo passada. Esta parte é onde se detalha o conteúdo, apresentando benefícios, vantagens, modo de fazer, detalhamento técnico, etc.
# Referências: parceiros, patrocinadores, certificados de garantia, etc.
# Contatos: disponibilize todos os canais que o cliente precisa para chegar até o seu negócio.

5 – Cuidado com as figuras e imagens
Os folders podem ser ilustrados, principalmente com um design diferenciado, que chame atenção do futuro cliente. Vetores, figuras, imagens e fotos devem se harmonizar com os textos, mantendo a legibilidade do conteúdo. Estes elementos não podem ser usados exageradamente e deve-se manter, sempre, uma área vazia para descanso da leitura. Neste caso, o “menos é mais”.

Qualquer imagem utilizada precisa ser livre de direitos autorais ou estes serem seus e da sua empresa, para evitar questões jurídicas de propriedade intelectual. Além disso, precisam ter boa resolução, isto é, terem qualidade adequada para impressão. Em impressoras offset, 300 dpi é o requisito mínimo para imagens. Já em impressoras Inkjet de alta gama, as imagens podem ter 150 dpi ou até menos. 

Uma observação: os requisitos em termos de resolução variam muito entre sistemas de impressão, então pergunte antes para a gráfica quais as especificações ideais.

6 – Use as cores adequadamente
No folder é necessário que as cores tenham alto contraste. Recomenda-se que o fundo seja branco ou de uma cor clara e o texto muito escuro ou preto. É possível inverter as cores, mas se o fizer, o texto deve ter letra maior, pois é mais difícil a leitura sobre um fundo escuro.

Use menos de 4 cores principais no folder, incluindo o plano de fundo e texto. Para títulos, subtítulos e destaques, use uma ou duas cores fortes, brilhantes e enfáticas e o conteúdo siga com cores mais suaves e agradáveis a leitura. Além disso, combine as cores com a identidade visual da sua empresa.

Nunca esqueça que as cores devem corresponder ao sentimento e finalidade da mensagem a ser transmitida. Use as cores mais adequadas para seu público. Veja uma lista dos principais sentimentos despertados pelas cores:

- Preto passa sobriedade.
- Cinza sugere elegância.
- Marrom é uma cor sofisticada.
- Azul transmite segurança.
- Vermelho aguça os desejos.
- Verde transmite tranquilidade.
- Amarelo expressa otimismo.
- Laranja é ousadia e pede tomara rápida de decisão.
- Rosa é mais romântico e delicado.

7 – Revise, revise e revise
Antes de dar por terminado o folder, é hora da revisão. Verifique possíveis erros de português, concordância e ortografia. Confira os dados numéricos, informações da empresa e a mensagem principal.  Se possível, peça para alguém ler e interpretar a mensagem do folder. Isto ajudará a corrigir pequenos detalhes e deixará o conteúdo mais adequado à leitura e interpretação por parte de seu público-alvo. 

8 - Prepare o arquivo para impressão
O folder deve ter seu design no formato aberto, com dobras marcadas em linhas tracejadas, marcas de corte em linhas sólidas e sempre assegurar a margem de segurança e sangria de 5 mm.

Além disso, é preciso ficar atendo às cores. Todo arquivo para impressão precisa ter padrão de CMYK, sendo necessário converter arquivos RGB antes do envio para gráfica. Para o preto, use a combinação de K 100% e C 30% quando as áreas forem grandes. Não use o preto 100% em fontes de texto corrido.

9 – Qualidade e quantidade de impressão
Defina a quantidade de folders a serem impressos. Seja realista e tenha uma margem superior para evitar falta de peças na hora da entrega. Em geral, os folders são utilizados em feiras e eventos, onde o público que frequenta já é conhecido. Tenha esta média, acrescente 10% e está definida a quantidade de impressão. Pense também nas quantidades oferecidas pela gráfica com melhor custo-benefício. Além disso, seja sustentável, sem pedir a mais e ficar com material parado.

Qualidade: os folders são o primeiro contato que seu público-alvo terá com sua empresa. Desta forma, ele precisa ser de ótima qualidade, com papel adequado e com bom acabamento. Nada de fazer um folder lindo no computador e imprimir em gráficas sem credibilidade.

Prazos também precisam ser bem calculados entre a entrega da gráfica e o início da distribuição. Por isso, dê uma margem de tempo para eventuais problemas de entrega e alguns atrasos. 

A MediaTall utiliza equipamentos de ponta para que os materiais impressos tenham qualidade superior, excelente acabamento, preço justo e rapidez, sempre pensando na viabilidade e credibilidade de nossos clientes. É a única gráfica com produção em 24 horas, ou seja, o cliente compra hoje e a MediaTall entrega amanhã! Com este prazo fica mais fácil planejar sua campanha. 

10 – Distribuição treinada
A maioria dos folders é distribuída em feiras e eventos corporativos. Nada pior para imagem de uma empresa que um potencial cliente chegar ao estande ou para uma distribuidora do folder e ela não saber nem do que se trata. Então, o último investimento a se fazer para um folder é no treinamento da equipe. 

Explique a quem vai distribuir do que se trata, o que precisa ser destacado e deixe uma pessoa de apoio que seja da empresa, conheça o produto ou possa explicar com detalhes o serviço. Do contrário, sua campanha poderá ser prejudicada. 

11 – Mensure o retorno
Depois do evento realizado e os folders entregues, veja quantos contatos retornaram nas semanas seguintes. 

Se possível, durante o evento, faça uma lista de quem passou pelo estande ou que recebeu o folder. É muito útil para retornar um possível contato. Às vezes é complicado no meio de tanta gente, mas para contatos qualificados, que se interessaram e fizeram perguntas, é mais simples fazer um breve cadastro com nome, empresa e e-mail, por exemplo.

Prontos para criar seu folder e divulgar sua empresa com qualidade? Siga em frente!

Tipos de Impressão

Hoje a Mediatall trabalha com dois tipos de impressões, a impressão offset e a impressão digital.

Impressão Offset

É o processo de impressão mais usado no mercado gráfico, pois garante mais qualidade com menor custo benefício, e é recomendado para grandes tiragens. A impressão é feita no padrão CMYK(Ciano/Magenta/Yellow e Black) garantindo fidelidade nas cores.

Para que seja feita a impressão de qualquer documento em offset, exige-se um maquinário composto de CTP para gravação da chapa. Como a produção de cada peça não é individual, o custo de uma impressão em pequena quantidade acaba sendo, em alguns casos, desvantagem para a gráfica e também para o cliente.

Impressão Digital

Esse tipo de impressão é ideal para pequenas tiragens e para materiais feitos sob medida. Recomendado para campanhas publicitarias, pois existe a possibilidade de personalizar cada impresso com o nome de seu cliente, dando um ar mais intimista e direto na comunicação, e o melhor de tudo, sem custos extras por essa personalização.

O que significam os termos 1x0, 1x1, 4x0 e 4x4 cores?

Esses termos apontam onde serão impressos o material.

Exemplos:

Se o produto é 1x0 ele indica que será impresso somente na frente em uma única cor, e no verso não terá impressão, deixando o impresso em 1x0 cores, o famoso impresso Preto e Branco.

Se o produto é 1x1 ele indica que será impresso frente e verso em uma cor.

Se for 4x0 ele indica que será impresso quatro cores(CMYK) e com verso sem impressão.

Se for 4x4 ele indica que será impresso quatro cores na frente e no verso, ou seja, material totalmente colorido em ambos os lados.

Oferecemos na maioria dos produtos a impressão em 4x4 cores (CMYK), pois nossos maquinários são feitos para dar a máxima qualidade em impressão colorida, fique a vontade para escolher qual é a melhor opção para seu projeto gráfico.

 

Cores-1x0-4x4

 

 

 

Veja como funciona nossa loja.

Assista ao vídeo abaixo e veja como é fácil efetuar a compra de seus panfletos conosco.

 

Estrutura Gráfica

Em constante evolução, repleto de sucesso e conquistas, com mais de 10 anos de mercado, a MediaTall possue um dos mais avançados parques gráficos do país, equipado com modernas impressoras offset de altíssima performance, de 4, 5 e 8 cores.
Além de impressão offset, a MediaTall, conta também com um setor de impressão digital, oferecendo aos clientes, impressão de dados variáveis para a produção de impressos personalizados.

  • Máquinas de última geração
  • Pré-impressão
  • Impressão Offset e digital
  • Pequenas tiragens
  • Grandes tiragens

Informações úteis para uma boa impressão:

Para produção gráfica existem algumas características básicas que todo arquivo digital precisa seguir. São elas:

- As cores devem sempre estar na escala CMYK.
- É necessário converter cores RGB em CMYK.
- Quando trabalhar cores especiais, utilizar a escala PANTONE.
- Nunca usar textos pretos em 4 cores.
- Respeitar área de segurança para textos e figuras.
- Enviar documento com área de sangria para cortes.
- Imagens devem conter, no mínimo, 300 dpi de resolução.
- Evitar o uso de efeitos especiais.
- Quando utilizar lentes, sombras, recortes ou imagens com fundo transparente, fazer a fusão dos elementos e observar se todos estão na escala CMYK.
- Embutir as fontes no arquivo final.

100% Preto

O sistema CMYK trabalha com percentuais das cores. Mas, isto não quer dizer que 400% (100% de ciano; 100% de magenta; 100% de amarelo; e 100% de preto) é um tom que deva ser utilizado, pois como a impressão é tinta sob tinta isto implicará no acúmulo de pigmentos na mesma área, gerando borrões, problemas na secagem do material, folhas ‘grudadas’, entre outros entraves na qualidade final da arte.

Desta forma, recomenda-se não utilizar o CMYK 100%, mas sim, utilizar o preto 100% (apenas o K), como na imagem abaixo. Aplicando o percentual total apenas na cor desejada, se obtém a mesma tonalidade com uma economia enorme de tinta.

O que é Sangria ou Área de Segurança?

Sangria
Após impresso, o material passa pelo corte, também chamado refilo. Este corte pode variar em 3 mm o seu tamanho, por isso, para evitar que seu trabalho perca conteúdo é utilizado a Sangria.

Sangria ou Sangra, é uma margem, um espaço extra e reserva fora do documento principal destinado ao corte, sendo indispensável em materiais gráficos.

A medida recomendada para Sangria é de 5 mm, visando a total segurança do corte, conforme figura ao lado.

No Photoshop não existe a ferramenta de configuração de sangria, mas é possível criar uma sangria aumentando o tamanho do documento. Por exemplo, se a imagem final será de 800 mm x 800 mm, é necessário adicionar 5 milímetros a todos os lados do documento, totalizando 810 mm x 810 mm.

Margem de Segurança

Da mesma forma que a sagria deixa um espaço para o corte, a Margem de Segurança evita que elementos do design, como logo, textos, ou fotos, sejam cortados ou fiquem no limite do material. 

A Margem de Segurança é interna e de 3mm, conforme a figura ao lado.

Marcas de Corte

Todas as páginas do documento precisam ter marcas de corte, que mostra onde passará o refilo. A distância que as marcas de corte devem ter a partir da margem do documento é de 3 a 6 mm. 

A forma de adicionar as marcas de corte dependem de cada programa. No Photoshop as marcas de corte são colocadas automaticamente e serão visíveis apenas no documento exportado, por exemplo, no arquivo pdf.

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Informações para Produção de Folders:

De Seg. à Sex.(Pedidos feitos na sexta serão entregues na Segunda-feira seguinte).
- Prazo válido para pedidos mediante a comprovantes e arquivos enviados até as 14horas de segunda a sexta feira.
- Não temos expediente aos sábados, domingos e feriados.
- Para pedidos enviados após as 14horas o prazo de produção se inicia no proximo dia útil.
- Os Materiais só serão confeccionados após a confirmação de pagamento junto a instituição financeira.
- Pedidos feitos com depósitos em cheque, caixas eletrônicos ou após as 14hrs só serão liberados para confecção após a sua compensação.
- Acrescentamos um dia útil a mais para DOBRA dos Folders.
- Os produtos poderão sofrer variação de até 5% na quantidade.
- Nunca utilize  preto composto (C:100% M:100% Y:100% K100%); pois irá evitar que a impressão seja danificada.

Informações de entrega: 

- Entregas das mercadorias somente após às 16hrs.
- Retirada no Balcão após 16hrs.
   (Atenção: As entregas e a opção retirada no Balcão poderá sofrer alterações de horários, sendo antes ou depois do horário previsto)
- Realizamos até 2 tentativas de entrega no local informado. 
- É indispensável que exista alguém disponível no endereço solicitado para receber a mercadoria. 
- Caso as 2 tentativas resultem em insucesso, o pedido retornará para nossa loja localizada na Av. Guilherme Cotching 726 - Loja 1 - Vila Maria - SP.  
- A nova entrega da mercadoria será possível mediante a confirmação de endereço e o prazo para reenvio, levando em consideração nova cobrança de frete.

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